quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quanto Vale Um Político Brasileiro?



61,8%

Ora, não é o percentual de reajuste dos salários dos indigníssimos deputados e senadores da república, por tabela, do presidente e vice-presidente, que revolta, não meu senhor, minha senhora, nem a disfaçatez das justificativas:

“Eu acho que nós devemos remunerar dignamente e exigir resultados positivos dos seus representantes." (Nelson Marchezelli)

Ordenando o pensamento por importância de sucessão de atos: "primeiro eu me pago, com o seu dinheiro e depois você me cobra suas ninharias e mesmices, se eu não estiver ocupado, montando negócios, retendo processos que prejudicariam os meus outros negócios, aprovando os que são bons para eles e reunindo colegas para discussões e acordões vantajosos com lobistas de grandes empresas e conglomerados."

Cá entre nós 'Nelsim', progênie da democracia tupiniquim, raciocinemos: o povo está repleto do 'espírito de natal', desse 'espírito' que superlota centros de compras, multiplica o lixo, contibui para a cronicidade de doenças degenerativas dos recicladores de peças de informática e eletroeletrônicos lá dos confins da China e Taiwan, que aumenta a emissão de gases poluentes e engarrafa o trânsito aos sábados e domingos nesta época. Desse 'espírito' que faz parecer o décimo terceiro salário uma dávida infinda. Embriagados de consumo e acalentando Copa do Mundo e Olímpiadas como bens materiais próprios e inalináveis. Então, na calada da noite, o atentado contra o pudor, parecendo cruzamento de galinha d'angola: quando se pensa que é, já foi.

Os 'critérios' para a concessão dos seus reajustes e o 'modus operandi' são sempre os mesmos, mais respaldados na legislação, aos senhores tão generosa, do que nos vários caracteres que tanta boa vontade para consigo mesmos possam assumir, inclusive o mau caráter.

Como a democracia pode ser vilipendiosa! Há certamente alguém que de forma alguma participou do rateio para aquisição desse prêmio de fim de ano, e no entanto foi galardoado com tamanho presente de grego, mais um, de muitos passados e futuros.

Depois será a vez dos doutos e honestos juízes, e eles dirão: não podemos ir contra a lei (principalmente porque ela lhes é conveniente). O ciclo vicioso mais uma vez se fechará, e até quando não haja mais Copas nem Olímpiadas no Brasil, restará o futebol, o carnaval, o culto, ou a missa, e a televisão de Pinóquio...

Quanto custa um político brasileiro? O mesmo tanto do povo que o elegeu: baratinho, baratinho.

Jeanne Chaves