quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Atualizando Cândido - V




CÂNDIDO E O OTMISMO, de François-Merie Arouet - Voltaire (1694-1798)

Pangloss e a genealogia da síflis:

"- Ah, meu caro Cândido! O senhor conheceu Paquette, aquela linda acompanhante de nossa augusta baronesa; provei nos seus braços as delícias do paraíso, que produziram estes tormentos do inferno que hoje me devoram; ela estava contaminada, talvez tenha morrido disso. Paquette recebera esse presente de uma franciscano muito hábil que tinha voltado às origens, pois recebera aquilo de uma velha condessa, que o recebera de um capitão da cavalaria, que o devia a uma marquesa, que o ganhara de um pagem, que o recebera de um jesuíta, que, sendo noviço, recebera-o em linha direta de um dos companheiros de Cristóvão Colombo. Quanto a mim, não o darei a ninguém, pois estou morrendo." (Voltaire)

"Enquanto a Terra faz por si o que é preciso, desesperamos, desconhecedores dos seus objetivos, cegamente dos nossos."

"Deus não joga dados com o universo". (Albert Einstein)

Grandes pândemias fazem parte da história da humanidade: a peste peloponesa - 430 aC; a peste de Antonine - 165 dC; a peste de Justiniano - 541-542 dC; a peste negra -séc. XIV; a gripe espanhola - 1918. Entre outras não menos merecedoras de destaque: varíola, tuberculose, lepra, sarampo, póliomielite, síflis, etc.

Em 2011 a pândemia da Aids completará 30 anos e até 2020, matará 68 milhões de pessoas segundo a UNAIDS, Programa de Aids da Organização da Nações Unidas.

O ótimo de uma população para uma determinada região geográfica é o número ideal de população humana ecologicamente sustentável e esta deve ser sempre menor que a disponibilidade de recursos naturais.

Não é tarefa fácil determinar o ótimo de uma população, e até que o homem se dedique a ela com menos avareza e mais desprendimento, a Terra continuará a desenvolver seus mecanismos de controle populacional, à revelia das tecnologias e do capital investido para esta finalidade.

Jeanne Chaves