segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Breves Definições Atualizadas do Estado Democrático






MEDIOCRACIA - Regime parte operacional do Estado de Direito. Surge quando a pobreza material justifica a truculência e a pobreza moral e intelectual. Período que perdura desde a colonização e no qual o conceito de honra (vocábulo atualmente extinto da língua falada e escrita, embora permaneça nos dicionários da língua portuguesa) abrange apenas o que carece de ser lavado.

PARTIDOCRACIA - Desunião de vários partidos das direitocracias, centrocracias e esquerdocracias promovendo a burocracia das constitucionalíssimas intenções de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

TEOCRACIA - É o tipo de poder que privilegia a prática de dar a outra face uns aos outros até o nocaute. Tem duas instâncias de poder: o poder sobre todas as coisas e o poder sobre todas as coisas. Apesar de ser mais antigo do que o Estado, este regime não apresenta linha divisória perceptível entre o poder que emana dos Céus e o poder que emana do Capital, sendo que os cargos mais cobiçados dos primeiros escalões são  os de Presidente da República dos Estados Unidos da América e o de Deus, este último nunca sujeito a vacância, não obstante Nietzsche. Os cidadãos desse regime apresentam inclinações para a tirania e o fanatismo.

NOVELOCRACIA - Enquadra-se no contexto cultural da democracia com objetivo simbólico de preencher a solidão de pensamentos do povo utilizando uma proporção de 10:10; dez informações inúteis anulando dez informações úteis. Em seu início, era vista com preconceito pela sociedade predominantemente proletária e machista, principalmente pelos homens, todavia, ao longo dos anos e com a liberação sexual levada sugestivamente e depois mais explicitamente às imagens, o proletariado abandonou completamente as idéias preconcebidas, dando mostras importantes da compreensão de que o amor é uma entidade horizontal, e que na horizontal tudo fica igual. Hoje, a cadeia produtora de consumo que se inicia com os patrocinadores, passando pela moda lançada pelos elencos e o "merchandising" atinge milhões de lares e cidadãos de todas as idades, sexos, credos e cores, lhes fornecendo os referenciais de si mesmos e onde não existe a pobreza extrema, as pessoas nunca são feias, os conflitos são da fácil resolução, a maldade tem sempre explicação e punição, e onde tudo termina numa grande festa.

FUTEBOLCRACIA - Enquadra-se no contexto esportivo da democracia, e a exemplo da novelocracia também estabelece uma cadeia produtora de consumo: a FIFA manda e ganha dinheiro, as confederações de futebol obedecem e ganham dinheiro, os times, pelo menos os da primeira divisão, se fizerem tudo certinho na aba da cartola, ganham dinheiro, os jogadores, vendidos ou comprados feito escravos, mas a peso de ouro, ganham muito dinheiro, os patrocinadores e as emissoras de TV ganham muito dinheiro. A futebolcracia funciona tendo como preceitos os  mais rigorosos ideais da industrialização, uma linha de montagem onde os elementos ingênuos de massificação do processo são os únicos pensando que futebol é só placar e, se favorável, eles se acham melhores do que qualquer outro elemento glúteo, digo: útil, do processo. A futebolcracia é constituída por indivíduos de retórica fastiosa e circular. Não raro, com tendências à parcialidade e ao fanatismo.

POLITICOCRACIA - Composta de políticos profissionais, seus parentes  e asseclas. Individualmente, é a unidade estrutural da partidocracia, exerce suas atividades na área escura da democracia, seu poder vem do voto direto, embora o povo não lhe confiasse a carteira no caso de não possuir bolsos e precisar ir ao banheiro, assim como em muitas outras situações. Por natureza, os políticos profissionais são a nata do que há por baixo. Possuem bons discursos de indefinição. São retraídos, poucas vezes vistos nos seus locais de trabalho, o que é compreensível já que quem faz política não tem tempo de cumprir promessas de campanha. Só saem às ruas em período eleitoral.

BIGBROTHERCRACIA - Parte razoavelmente nova da democracia, sem interligações políticas, culturais ou religiosas, por este motivo, transita em todos os âmbitos da mediocracia congregando cidadãos de todas as idades, sexos, cores e credos. Promove concorrência legítima e irreprovável com sites de sexo, Playboy, G Magazine e congêneres. Fornece um lucro  livre de impostos à oligarquia que detém  sua gestão, a exemplo da teocracia, políticocracia, partidocracia e toxicocracia.

TOXICOCRACIA - Em vias de consolidação legal, a toxicocracia se constitui de indivíduos acometidos de dores existenciais aprofundadas, de um lado, e indivíduos que lutam pela pobrevivência, digo: sobrevivência, do outro. A democracia já vislumbrou a possibilidade de trazer para dentro do mercado financeiro o capital gerido às margens das atividades lícitas sociais, descriminalizando o uso das drogas e fomentando o tráfico, acredita-se que ao longo de mais uma década a democracia possa contar com grandes estatais ou empresas estrangeiras à frente do agro-negócio da maconha e da produção de drogas sintéticas para atender a demanda, reduzindo drasticamente (o termo é exatamente este), os custos da máquina pública com segurança, sistema judiciário e carcerário. A mão de obra excedente desses serviços poderá ser facilmente preparada e redistribuída neste novo filão do capitalismo, pois já existe o "know how".

Glossário:

Liberdade - É quando existem várias opções para se prender.

Igualdade - É quando se atinge a semelhança com  alguém famoso, e se satisfaz o desejo de  possuir qualquer produto ou subproduto teocrático, partidocrático, futebolcrático, novelocrático, políticocrático, bigbrothercrático e toxicocrático.

Ex: Quero um corte de cabelo "igual" ao da Gisele Bündchen!
       Você tem um anel "igual" ao do Silas Malafaya pra vender?
      
Fraternidade - Tipo de afeto  que  acontece corriqueiramente entre professantes de uma determinada religião, torcedores de um mesmo time de futebol, eleitores de um mesmo herói bigbrotheano, fãs da mesma novela, usuários do  mesmo boró, etc; na democracia, ocorre sempre em casos de grandes catástrofes e na politicocracia é palavra é atitude não condizente com quem venderia a própria alma, da mãe, para ficar no poder.


Jeanne Chaves